quinta-feira, maio 17, 2007

CORREIO TÉCNICO - Por Daniel Gama *


“É verdade que é possível engatar a ré na S10 da GM mesmo em velocidades de até 60km/h sem quebrar o câmbio?” (Jorge de Albuquerque Amorim, por eMail)

"Os veículos S10 e Blazer Diesel são equipados com o câmbio Eaton FSO-2405, aprovado pela GMB, que possui a ré sincronizada, permitindo o engate sem arranhar, mesmo com o veículo em movimento. Quanto a valores de velocidade com o veículo andando pra frente/trás, dependerão da temperatura do óleo da transmissão, força exercida pelo motorista na alavanca (os dois fatores: quanto maiores, maior a velocidade do veículo) e se a embreagem foi completamente desacoplada. A situação é semelhante ao engate da primeira marcha com o veículo em movimento. Esse tipo de engate pode representar uma situação crítica de segurança: a ré sincronizada é confortável para manobras, mas o alto esforço de engate com o veículo em velocidades significativas (maior que 10 km/h) é proposital, pois os componentes de tração (embreagem, transmissão, eixos) podem ser danificados. O engate da ré a 60 km/h é possível, mas não recomendável. Estes comentários se aplicam a qualquer veículo com transmissão manual com ré sincronizada." * Daniel Gama é engenheiro mecânico da General Motors do Brasil

Nenhum comentário: