quinta-feira, maio 03, 2007

Test drive - Focus 1.6 Flex


Focus 1.6 Flex: um dos melhores modelos da Ford, agora sai com motor bicombustível

Disponível em duas versões de carroceria (hatch e sedã) e também com dois tipos de motorização (1.6 – agora Flex – e 2.0 a gasolina), o Ford Focus é o tipo do carro que precisa ser testado para ser inteiramente entendido. Porquê? Pelo simples fato de oferecer mais ao consumidor do que aquilo que aparenta na “casca”.

Produto muito interessante, o Focus possivelmente é o carro mais acertado da marca na última década. Confortável, silencioso, rápido e muito bem acabado, agora na versão 1.6 litro, recebeu motorização “flex”, ou seja, pode ser abastecido com álcool e/ou gasolina em qualquer proporção. Bem mais que uma simples alteração no modo de abastecer, a Ford caprichou nas mudanças tecnológicas do ´novo´ carro, como a relação encurtada da segunda marcha, um novo sistema de captação de ar para o motor, assim como melhoramentos no sistema de embreagem, no semi-eixo e no tensionador da correia do acionamento do alternador.

Resumo da ópera
Num trecho de aproximadamente 130 quilômetros entre São Paulo e Guararema (SP), guiamos o Focus em sua versão de entrada (1.6 L Flex) com carroceria hatch. Esse ´catálogo´ que é o básico da família já mostra-se muito bem acabado como todo o restante da prole e em São Paulo é oferecido por R$43.490,00. A versão sedã do mesmo carro fica por R$48.720,00, preços que, na ótica da montadora, oferecem uma boa relação custo-benefício.
O resumo da alma desse bom veículo é que ele comporta em seu DNA alguns dos requisitos mais importantes que a Ford conseguiu desenvolver ao longo de sua história: baixo nível de ruído, suspensão muito bem acertada, acabamento de carro de luxo e por fim, ainda conserva uma estética agradável. Não é à toa que no ano de seu lançamento, o Focus recebeu um prêmio por possuir o melhor desenho automotivo do mundo, com linhas esportivas e futuristas até os dias atuais.

Impressões
O Focus é aquele carro bem adestrado, que fica na mão do seu comandante. Ágil e esperto no trânsito, flui ao acelerar de maneira impressionantemente agradável. Comandos bem posicionados demonstram o bom trabalho ergonômico desenvolvido pelo fabricante. A embreagem macia casa-se perfeitamente com o preciso escalonamento das marchas. As trocas são curtas, exatas e não deixam o motorista com dúvidas milimétricas sobre onde colocou ou deixou de colocar o câmbio. No Focus, a ótima transmissão IB5 é a grande responsável pela boa diversão de guiá-lo.
Com uma potência variável entre 105/113 cv (quando abastecido com gasolina ou álcool, respectivamente), em todas as faixas de rotação, é carro bacana, de boas sensações. Nas medições de fábrica, vai de 0 a 100km/h em 12,2 segundos e atinge máxima de 184km/h. Não fui a tanto pelo movimento da pista e por causa dos radares limitadores em 120 por hora, mas, seguramente o “rolling” do Focus é de gente grande, com conforto, transmitindo segurança e muito silêncio por causa da boa aerodinâmica.

Tecnologia
Esteticamente o carro 2008 é quase o mesmo de 2007, pois as maiores alterações deram-se no coração da máquina. Seu motor (produzido em Taubaté (SP)) é o famoso e durável Rocam 1.6 que também equipa Fiesta e Ecosport e foi concebido para durar pelo menos 240.000 km sem necessitar de retífica. A Ford indica consumo de: 7,8 km/l e 11,7 km/l (cidade/estrada/com álcool) e 12,3 km/l e 18,3 km/l (cidade/estrada/com gasolina).
Para ganhar torque em baixa rotação, teve a relação da segunda marcha reduzida e a taxa de compressão (12,3:1 – a maior da categoria) aumentada. Auxiliado com uma melhor captação de ar frontal, o Focus está equilibradíssimo no seu comportamento geral, tanto em saídas de quebra-molas, quanto na velocidade final. Seus concorrentes diretos são o Fiat Stilo, o VW Golf, GM Astra e Peugeot 307, ambos bons carros, no entanto, mais caros que o Focus no preço inicial. Fabricado em Pacheco, unidade da montadora situada na Argentina, o Focus 1.6 Flex é eficiente e competente e, nessa faixa de preços que varia entre quarenta e poucos mil reais até R$66.050,00 (preço do topo de linha, modelo Ghia sedã 2.0 L), é um dos bons carros que a Ford tem a oferecer, senão o melhor. (Fábio Amorim) Fotos: divulgação Ford

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