Focus 1.6 Flex: um dos melhores modelos da Ford, agora sai com motor bicombustível
Disponível em duas versões de carroceria (hatch e sedã) e também com dois tipos de motorização (1.6 – agora Flex – e 2.0 a gasolina), o Ford Focus é o tipo do carro que precisa ser testado para ser inteiramente entendido. Porquê? Pelo simples fato de oferecer mais ao consumidor do que aquilo que aparenta na “casca”.
Disponível em duas versões de carroceria (hatch e sedã) e também com dois tipos de motorização (1.6 – agora Flex – e 2.0 a gasolina), o Ford Focus é o tipo do carro que precisa ser testado para ser inteiramente entendido. Porquê? Pelo simples fato de oferecer mais ao consumidor do que aquilo que aparenta na “casca”.
Produto muito interessante, o Focus possivelmente é o carro mais acertado da marca na última década. Confortável, silencioso, rápido e muito bem acabado, agora na versão 1.6 litro, recebeu motorização “flex”, ou seja, pode ser abastecido com álcool e/ou gasolina em qualquer proporção. Bem mais que uma simples alteração no modo de abastecer, a Ford caprichou nas mudanças tecnológicas do ´novo´ carro, como a relação encurtada da segunda marcha, um novo sistema de captação de ar para o motor, assim como melhoramentos no sistema de embreagem, no semi-eixo e no tensionador da correia do acionamento do alternador.
Resumo da ópera
Num trecho de aproximadamente 130 quilômetros entre São Paulo e Guararema (SP), guiamos o Focus em sua versão de entrada (1.6 L Flex) com carroceria hatch. Esse ´catálogo´ que é o básico da família já mostra-se muito bem acabado como todo o restante da prole e em São Paulo é oferecido por R$43.490,00. A versão sedã do mesmo carro fica por R$48.720,00, preços que, na ótica da montadora, oferecem uma boa relação custo-benefício.
O resumo da alma desse bom veículo é que ele comporta em seu DNA alguns dos requisitos mais importantes que a Ford conseguiu desenvolver ao longo de sua história: baixo nível de ruído, suspensão muito bem acertada, acabamento de carro de luxo e por fim, ainda conserva uma estética agradável. Não é à toa que no ano de seu lançamento, o Focus recebeu um prêmio por possuir o melhor desenho automotivo do mundo, com linhas esportivas e futuristas até os dias atuais.
Impressões
O Focus é aquele carro bem adestrado, que fica na mão do seu comandante. Ágil e esperto no trânsito, flui ao acelerar de maneira impressionantemente agradável. Comandos bem posicionados demonstram o bom trabalho ergonômico desenvolvido pelo fabricante. A embreagem macia casa-se perfeitamente com o preciso escalonamento das marchas. As trocas são curtas, exatas e não deixam o motorista com dúvidas milimétricas sobre onde colocou ou deixou de colocar o câmbio. No Focus, a ótima transmissão IB5 é a grande responsável pela boa diversão de guiá-lo.
Com uma potência variável entre 105/113 cv (quando abastecido com gasolina ou álcool, respectivamente), em todas as faixas de rotação, é carro bacana, de boas sensações. Nas medições de fábrica, vai de 0 a 100km/h em 12,2 segundos e atinge máxima de 184km/h. Não fui a tanto pelo movimento da pista e por causa dos radares limitadores em 120 por hora, mas, seguramente o “rolling” do Focus é de gente grande, com conforto, transmitindo segurança e muito silêncio por causa da boa aerodinâmica.
Tecnologia
Esteticamente o carro 2008 é quase o mesmo de 2007, pois as maiores alterações deram-se no coração da máquina. Seu motor (produzido em Taubaté (SP)) é o famoso e durável Rocam 1.6 que também equipa Fiesta e Ecosport e foi concebido para durar pelo menos 240.000 km sem necessitar de retífica. A Ford indica consumo de: 7,8 km/l e 11,7 km/l (cidade/estrada/com álcool) e 12,3 km/l e 18,3 km/l (cidade/estrada/com gasolina).
Para ganhar torque em baixa rotação, teve a relação da segunda marcha reduzida e a taxa de compressão (12,3:1 – a maior da categoria) aumentada. Auxiliado com uma melhor captação de ar frontal, o Focus está equilibradíssimo no seu comportamento geral, tanto em saídas de quebra-molas, quanto na velocidade final. Seus concorrentes diretos são o Fiat Stilo, o VW Golf, GM Astra e Peugeot 307, ambos bons carros, no entanto, mais caros que o Focus no preço inicial. Fabricado em Pacheco, unidade da montadora situada na Argentina, o Focus 1.6 Flex é eficiente e competente e, nessa faixa de preços que varia entre quarenta e poucos mil reais até R$66.050,00 (preço do topo de linha, modelo Ghia sedã 2.0 L), é um dos bons carros que a Ford tem a oferecer, senão o melhor. (Fábio Amorim) Fotos: divulgação Ford
Resumo da ópera
Num trecho de aproximadamente 130 quilômetros entre São Paulo e Guararema (SP), guiamos o Focus em sua versão de entrada (1.6 L Flex) com carroceria hatch. Esse ´catálogo´ que é o básico da família já mostra-se muito bem acabado como todo o restante da prole e em São Paulo é oferecido por R$43.490,00. A versão sedã do mesmo carro fica por R$48.720,00, preços que, na ótica da montadora, oferecem uma boa relação custo-benefício.
O resumo da alma desse bom veículo é que ele comporta em seu DNA alguns dos requisitos mais importantes que a Ford conseguiu desenvolver ao longo de sua história: baixo nível de ruído, suspensão muito bem acertada, acabamento de carro de luxo e por fim, ainda conserva uma estética agradável. Não é à toa que no ano de seu lançamento, o Focus recebeu um prêmio por possuir o melhor desenho automotivo do mundo, com linhas esportivas e futuristas até os dias atuais.
Impressões
O Focus é aquele carro bem adestrado, que fica na mão do seu comandante. Ágil e esperto no trânsito, flui ao acelerar de maneira impressionantemente agradável. Comandos bem posicionados demonstram o bom trabalho ergonômico desenvolvido pelo fabricante. A embreagem macia casa-se perfeitamente com o preciso escalonamento das marchas. As trocas são curtas, exatas e não deixam o motorista com dúvidas milimétricas sobre onde colocou ou deixou de colocar o câmbio. No Focus, a ótima transmissão IB5 é a grande responsável pela boa diversão de guiá-lo.
Com uma potência variável entre 105/113 cv (quando abastecido com gasolina ou álcool, respectivamente), em todas as faixas de rotação, é carro bacana, de boas sensações. Nas medições de fábrica, vai de 0 a 100km/h em 12,2 segundos e atinge máxima de 184km/h. Não fui a tanto pelo movimento da pista e por causa dos radares limitadores em 120 por hora, mas, seguramente o “rolling” do Focus é de gente grande, com conforto, transmitindo segurança e muito silêncio por causa da boa aerodinâmica.
Tecnologia
Esteticamente o carro 2008 é quase o mesmo de 2007, pois as maiores alterações deram-se no coração da máquina. Seu motor (produzido em Taubaté (SP)) é o famoso e durável Rocam 1.6 que também equipa Fiesta e Ecosport e foi concebido para durar pelo menos 240.000 km sem necessitar de retífica. A Ford indica consumo de: 7,8 km/l e 11,7 km/l (cidade/estrada/com álcool) e 12,3 km/l e 18,3 km/l (cidade/estrada/com gasolina).
Para ganhar torque em baixa rotação, teve a relação da segunda marcha reduzida e a taxa de compressão (12,3:1 – a maior da categoria) aumentada. Auxiliado com uma melhor captação de ar frontal, o Focus está equilibradíssimo no seu comportamento geral, tanto em saídas de quebra-molas, quanto na velocidade final. Seus concorrentes diretos são o Fiat Stilo, o VW Golf, GM Astra e Peugeot 307, ambos bons carros, no entanto, mais caros que o Focus no preço inicial. Fabricado em Pacheco, unidade da montadora situada na Argentina, o Focus 1.6 Flex é eficiente e competente e, nessa faixa de preços que varia entre quarenta e poucos mil reais até R$66.050,00 (preço do topo de linha, modelo Ghia sedã 2.0 L), é um dos bons carros que a Ford tem a oferecer, senão o melhor. (Fábio Amorim) Fotos: divulgação Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário