quinta-feira, maio 24, 2007

Roda-a-roda do NASSER (24 MAI 2007)


Disputa – O Brasil é concorrente a sediar duas unidades de produção de novos veículos. A definição inclui o país como fornecedor mundial das marcas em análise, que são a GM e a Toyota. Ano passado o país perdeu a disputa para assumir a produção e exportação de veículo de baixo preço. Era o Fox, criado aqui. Ganhou a Rússia, que assumirá produção como unidade exportadora mundial.
Questão – Menos de um mês após ter tomado conhecimento da inauguração de uma fábrica para a montagem de seus produtos em Anápolis, Goiás, Brasil, o presidente mundial da Hyundai anunciou disposição de construir outra fábrica em nosso país.
Dúvida – A tão festejada quanto simplória fábrica goiana não pertence à Hyundai. Esta marca tem uma pendência de aproximados R$400 milhões com o governo federal, herança deixada pela Ásia Motors, que veio, aproveitou vantagens de importação, não cumpriu e fechou. A Ásia era sub-marca da Kia que, com sérios problemas na Coréia, foi absorvida pela corporação Hyundai, herdando a dívida. Como a Hyundai não pagou ao governo federal, não pode se instalar no Brasil. Quem o fez em seu lugar foi a importadora local, a CAOA.
E então – A definição significa a vinda direta da marca, deixando de agir por intermediários, e operando possivelmente com a marca Kia? Coincidentemente com o anúncio, o empresário José Luis Gandini, veio de encontro com uma marca chinesa e desfilou em Brasília, com o presidente da divisão de veículos da Hyundai, visitando o presidente do Senado Renan Calheiros, e reativando contatos no Espírito Santo, onde, comenta, instalaria a fábrica.
Gran Punto – Apesar da corrida interna, a Fiat não conseguiu programar o lançamento do Gran Punto, seu próximo automóvel, maior que o Palio, para a semana do 9 de julho, que encerra as comemorações de seu 30º aniversário no país. Será na outra.
Mercado – Mais liderança foi aberta pela Fiat neste maio. A empresa assinalou 26,7% de vendas. Volks em segunda posição, com 23,5% e Ford em quarto, com 11,5%. Única a cair foi a GM. É tudo que a GM não queria. Preparando-se para a despedida de Ray Young, o auditor que a dirige, buscava acrescentar ótimos resultados ascensionais em participação e lucros ao seu currículo.
Tendência – A Volkswagen busca eficiência de vendas para afastar de si o espectro da perdedora. Ex-líder por décadas, amargou prejuízos operacionais e hoje desfruta de posição secundária na hierarquia da matriz. Vem perdendo liderança no global e por produto, mantendo apenas a Kombi, única no segmento, e o Gol como automóvel nacional mais vendido. Entretanto o Palio vem diminuindo esta distância, o que não se traduz em picos de venda, mas em tendência. Último mês, vendeu menos 500 unidades que o Gol.
Curso – Em processo de universalizar uso de mão-de-obra, a Renault repetirá em junho um curso de montador de automóveis, destinado a pessoas com deficiência auditiva. Não há garantia de contratação, mas é uma qualificação adicional. Interessado? UNILEHU, Universidade Livre Para a Eficiência Humana, Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 1787, Curitiba (PR).
Negócio – És frotista de transporte ou locadora, com endereço em São Paulo, e quer fazer caixa? Licencie sua frota em Rio Claro (SP). Lá, a cidade que não soube salvar a fábrica de veículos e motores da Gurgel, lei municipal permite o estorno de 25% do IPVA a quem transferir o licenciamento. Explicação simples. Hoje, com a variação de IPVA grandes frotistas migram, especialmente para o Paraná. Com a projeção que o Estado de São Paulo perde mais de R$ 1 bilhão, Rio Claro quer captar uma fatia.
TV – Agitadíssimo repórter e editor da revista A Biela, especializada em veículos antigos, Tiago Songa é apresentador de programa de TV dirigido ao tema automóvel – novos, antigos, mercado. Está nas TVs Net Franca e Sudoeste. Cobre interior de São Paulo e uma dezena de cidades mineiras.
Alerta – Para conviver com os chineses e seus produtos de baixo preço, montadoras brasileiras estão comprando insumos e componentes feitos na China. A Fiat iniciou importar aço e, pioneiramente a General Motors daqui adquiriu pneus. Não está sendo bom para os compradores de Celta. A reposição é difícil e os pneus, baratos na origem, aqui custam mais caros que os nacionais de inquestionada qualidade.
Vizinho – Com a capacidade industrial esgotada, trabalhando 24h seis dias por semana, a Fiat analisa a volta de operações de produção de automóveis na Argentina, onde tem fábrica nova e ociosa, fazendo motores e câmbios.
Boa Idéia – O Ministro da Justiça apresentará ao Presidente Lula uma espécie de Lei Seca para as estradas, restringindo e proibindo a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias. A experiência foi feita em São Paulo há alguns anos e deu certo. É inexplicável e injustificável a disponibilidade de bebidas alcoólicas à beira das estradas.
Gente – Sinésio Silva Passos, 89, passou. Empresário de visão, enxergando negócios à frente dos outros, forneceu cristais de quartzo para indústrias; implantou linha aérea para o interior com DC3; foi pioneiro em Brasília; representante da Suzuki para o país; e o primeiro a montar motos, no caso Puch e Harley-Davidson, em sua Motovi, na Zona Franca de Manaus. OOOO (R.Nasser)

Nenhum comentário: