quinta-feira, maio 10, 2007

Bela máquina alemã


Porsche lança o novo 911 Turbo Cabriolet

A Porsche AG, sediada em Stuttgart, Alemanha, iniciará a produção do novo 911 Turbo Cabriolet no dia 8 de setembro. Lançado pela primeira vez em 1987, o 911 Turbo Cabriolet ficou alguns anos fora de linha e ressurgiu em 2005. Com a tradicional carroceria “2+2” do 911, ele alia o alto desempenho ao prazer de dirigir um carro conversível.

Coração
Assim como o 911 Turbo Coupé, o Cabriolet também será equipado com motor boxer de 3,6 litros e seis cilindros biturbo e turbina de geometria variável (VTG). A potência desse maravilhoso esportivo é de 480 cv e o torque é de 620 Nm (63,2 kgfm) a apenas 1.950 rpm. Com o novo pacote opcional “Sport Chrono Turbo Package”, que inclui uma função de overboost (incremento da pressão do tubocompresor), o torque pode chegar a 680 Nm (69,3 kgfm). Com a transmissão manual, o carro precisa de apenas 3,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Esse tempo pode ser reduzido para 3,8 com a função Tiptronic S. Ambas as versões alcançam velocidade máxima de 310 km/h.

Concorrência
Comparado aos concorrentes, o consumo de combustível pelo 911 Turbo Cabriolet é econômico, graças a seu design meticuloso, aerodinâmica excepcional e tecnologia avançada do motor. Mesmo com os reforços exigidos para o chassi de carros conversíveis e a estrutura de proteção contra capotagem de extensão automática atrás dos bancos traseiros, a versão aberta do 911 Turbo pesa apenas 70 quilos mais que o Coupé. Com acionamento automático, a capota de lona leve de três camadas abre e fecha em aproximadamente 20 segundos.

Estabilidade e tecnologia
Em conjunto com a transmissão ajustada às necessidades específicas de um conversível e que inclui o sistema de suspensão ativa PASM (Porsche Active Suspension Management) como equipamento de fábrica, o novo 911 Turbo Cabriolet oferece o desempenho típico de um Porsche 911, além de um nível extremamente elevado de segurança e características de direção atraentes. O controle de estabilidade de direção, o sistema de estabilidade PSM (Porsche Stability Management) e o sistema de controle da direção com tração nas quatro rodas PTM (Porsche Traction Management) também contribuem para o desempenho excepcional deste modelo. O câmbio multidisco com controle eletrônico permite uma alternação entre a força exercida pelo motor entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme desejado, com intervalos de no máximo 100 milisegundos.

Aerodinâmica
Com um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,31, o 911 Turbo Cabriolet se desloca no mesmo nível de outros modelos Coupé. Com o spoiler traseiro que levanta automaticamente a partir dos 120 km/h, e é 30mm mais alto do que o do Coupé, o 911 Turbo Cabriolet é o único conversível de produção em série que gera uma elevação negativa no eixo traseiro. Em conjunto com seus sistemas de segurança passiva, incluindo seis airbags como equipamento de fábrica, sistema de proteção contra capotagem abrangente com tubulação de aço integrada à estrutura da janela e estrutura de proteção contra capotagem de extensão automática atrás dos bancos traseiros, o 911 Turbo Cabriolet atende a todas as exigências legais de segurança passiva no mercado mundial. Além disso, ele está equipado com um dos melhores sistemas de freios de alto desempenho. O calibrador de freio fixo de seis cilindros na dianteira se origina do Porsche Carrera GT. Os discos de freio de cerâmica (PCCB, Porsche Ceramic Composite Brake), testados em carros de corrida, estão disponíveis como opcionais para 911 Turbo Cabriolet.

Mais exclusividade
Também são incluídos na extensa série de equipamentos de fábrica do 911 Turbo Cabriolet faróis bi xenônio, rodas de 19 polegadas de aço forjado degradê, ar-condicionado, defletor de vento, sistema de comunicação Porsche Communication Management (PCM) com módulo de navegação e monitor a cores de 5,8 polegadas, sistema de som surround Bose, entre outros.

Em resumo, percebe-se: carros são carros e Porsches são Porsches. Coisas distintas, completamente diferentes e que somente podem ser entendidas quando se tem um volante desses pequenos aviões sobre rodas ao alcance das mãos. (FA/LAP) Fotos: divulgação

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