Você procura um automóvel 1.6, charmoso de linhas e formulação? Com a melhor dirigibilidade? Excelente espaço interno e habitabilidade? Ótimas reações em manobras, freios, estabilidade? E ainda o quer Flex e com o menor preço? Achou. É o Ford Focus agora com motor bicombustível.
Existe há tempos, em 4 portas hatch e sedã 3 volumes, despercebido líder sobre VW Golf e Fiat Stilo. Patinho feio sobre rodas, nunca lembrado na hora da compra, exceto por preço. Razões diversas atrapalharam sua carreira. Desde a transmissão, antes importada, oscilações industriais da fábrica de Pacheco, na Argentina, até prioridades de investimentos da empresa. Feliz em linhas e formulação, projeto onde o mandão e consultor principal era vice-campeão europeu em rallies, conseguiu mantê-lo em linha, agora, afastados os problemas periféricos, com motor e transmissão feitos no Brasil, a Ford quer enfatizar as vantagens de seu conjunto.
Uno
É uma unidade em comportamento. Linhas externas marcantes, especialmente no hatch, ótimo porta-malas incluindo dobradiças embutidas, sem furtar espaço útil. Painel com disposição e formulação moderna. Bancos com ótima superfície para apoio, comandos à mão. Volante em diâmetro correto, espessura e contatos agradáveis. Direção precisa, as distâncias entre as rodas oferecem rodar superior na categoria – agradável como ele apenas o novo Renault Mégane. Confortável na rolagem, sem movimentos, oscilações.
Por equipamentos, versões GL e GLX. Em todas, diz a Ford, mais que o oferecido pela concorrência, tornando-se mais barato e mais equipado. Para encantar compradores a Ford aperfeiçoou o bom motor Zetec 1.6. Elevou a taxa de compressão a 12,3:1, valor consentido por válvula termostática de sua invenção, avaliando o combustível, a temperatura, as explosões de cada cilindro, e regulando o motor – não apenas em ponto de ignição e injeção, mas na temperatura de funcionamento. Um preciosismo diferenciativo.
O motor Zetec Flex 1.600 cm3 faz 105 cv a gasolina e 113 a álcool. Torque de 148 e 157 newton-metros. O torque se manifesta desde as baixas rotações. Isto e mais a mudança das engrenagens da segunda marcha, dão-lhe capacidade de reagir rapidamente no trânsito, nas arrancadas. Em suma. Era bom, ficou melhor.
Quanto custa?
Ford Focus 2008 1.6 Flex
Hatch GL R$ 43.490
Hatch GLX R$ 46.950
Sedã GLX R$ 48.700 (obs: o sedã existe apenas como GLX) (R.Nasser) Foto: divulgação
Uno
É uma unidade em comportamento. Linhas externas marcantes, especialmente no hatch, ótimo porta-malas incluindo dobradiças embutidas, sem furtar espaço útil. Painel com disposição e formulação moderna. Bancos com ótima superfície para apoio, comandos à mão. Volante em diâmetro correto, espessura e contatos agradáveis. Direção precisa, as distâncias entre as rodas oferecem rodar superior na categoria – agradável como ele apenas o novo Renault Mégane. Confortável na rolagem, sem movimentos, oscilações.
Por equipamentos, versões GL e GLX. Em todas, diz a Ford, mais que o oferecido pela concorrência, tornando-se mais barato e mais equipado. Para encantar compradores a Ford aperfeiçoou o bom motor Zetec 1.6. Elevou a taxa de compressão a 12,3:1, valor consentido por válvula termostática de sua invenção, avaliando o combustível, a temperatura, as explosões de cada cilindro, e regulando o motor – não apenas em ponto de ignição e injeção, mas na temperatura de funcionamento. Um preciosismo diferenciativo.
O motor Zetec Flex 1.600 cm3 faz 105 cv a gasolina e 113 a álcool. Torque de 148 e 157 newton-metros. O torque se manifesta desde as baixas rotações. Isto e mais a mudança das engrenagens da segunda marcha, dão-lhe capacidade de reagir rapidamente no trânsito, nas arrancadas. Em suma. Era bom, ficou melhor.
Quanto custa?
Ford Focus 2008 1.6 Flex
Hatch GL R$ 43.490
Hatch GLX R$ 46.950
Sedã GLX R$ 48.700 (obs: o sedã existe apenas como GLX) (R.Nasser) Foto: divulgação
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