quinta-feira, maio 17, 2007

Avaliação - NISSAN FRONTIER SE 4X4


Agradável brutamontes!
Corpulento e forte, o Nissan Frontier não se intimida mesmo em grandes dificuldades fora da estrada

Se estás à procura de um carrinho off-road cheio de frescurinhas e botões digitais com fragilidades à mostra, esqueça o Nissan Frontier e vá pescar em outros mares. Mas, se sua intenção é utilizar um fora-de-estrada em caminhos difíceis, ele pode ser uma opção coerente, pois desempenha o seu papel com maestria.
Confira o nosso test-drive executado no modelo e conheça melhor esse carro com DNA de cabra macho.

Pancada!
Pode notar: de frente, o Nissan Frontier lembra uma luva de boxe fechada, pronta para destruir o inimigo! Não é observação surrealista e sim fato confirmado por Dianne Allen, chefe de design da marca, que buscou no aparato principal dos pugilistas, a sua maior inspiração para criar o modelo. O resultado foi o nascimento de uma carroceria agressiva com ares robustos e ao mesmo tempo, com linhas inovadoras, pois o Frontier é diferente de tudo o que roda por aí, inclusive destoa da própria família Nissan.

Linhas marcantes
Sem traços perfeitos, ele foi lapidado de uma maneira diferente. O desenho é corpulento e cheio de altos e baixos nos quatro cantos da carroceria. A imponente frente, por exemplo, conquista respeito com seu capô de perfil forte. Acima deste, a ´boca´ que aspira o ar para resfriar o intercooler, completa a decoração frontal do veículo e, nas laterais, grandes saliências acompanham os pára-lamas, dando um toque extra digno de um “muscle car”.

Ergonomia
Você vai guiar, é claro, um picape, mas a sensação ao andar num Frontier é de se dirigir apenas um carro de grande porte, dada a ótima ergonomia que se tem e às dimensões compactas, bem feitas. Por ali, no cockpit principal do motorista, o acesso aos comandos (alavanca de câmbio, retrovisor, pedais, manuseio do volante, CD player, etc...) é o mais agradável da categoria, justamente pelo fato de se ter em mãos um utilitário bravo - que topa tudo - mas que obedece com respostas mansas. O dia-a-dia num picape pode causar estresse, mas, no Frontier, essa sensação desagradável de guiar um veículo grande demais não existe, pela fácil maneabilidade que o modelo oferece.
Portas dianteiras abrem-se em considerável conforto proporcionando acesso e saída fácil até para gente de porte GG. Apesar de não disponibilizar um grande espaço no banco traseiro, o Frontier não peca nesse sentido, pois mostra, também, boa habitabilidade nesse recanto de passageiros.

Força bruta
Eis o ponto mais bacana deste picape: o seu motor. Propulsor notável pela sua marcante durabilidade, a unidade eletrônica MWM que equipa o Frontier, desenvolve suficientes 140 cv de potência, criando um interessante torque de 34,7 kgf/m. Esse número já é atingido em baixa rotação. Aos 1.700 rpm (rotações por minuto), o motor já chega à sua capacidade máxima de torque. Seu nome de batismo é MWM 4.07 TCE Sprint Eletronic. Com 2.800 cilindradas, equipado com turbo diesel intercooler, ele rende exatamente aquilo que se pode esperar de um utilitário: força de sobra em todos os níveis de rotação.

Enfim...
Andei com este picape em todos os pisos alagoanos possíveis: areia, cascalho, asfalto, barro e muita lama com buracos. Como ponto positivo dele, há de se destacar o ótimo trabalho de suspensão em todas as situações. É firme nos obstáculos, mas proporciona bom conforto em pisos regulares. Coisa importante: assim como todos os picapes utilitários de grande porte, o Frontier também possui o chato efeito ´canguru´, fenômeno mecânico que faz o carro pular demasiadamente, tornando-o desconfortável quando descarregado, nos “retornos” de suspensão nos buracos, no entanto, no caso dele, essa característica é amenizada pelo bom acerto do conjunto amortecedor.
É valente a ponto de subir altas rampas com carga total na caçamba sem dar sinais de cansaço, ou seja, age como um sertanejo macho que tem que dar conta do trabalho seja de que maneira for. Seu lado “gentleman” é mostrado em acessórios e itens de série. Neste caso, o modelo SE 4x4 vem com freios ABS + EBD nas quatro rodas, airbag duplo, CD player, ajuste da coluna de direção e altura dos cintos, porta-trecos variados, apoio de braço e outras milongas mais do capítulo conforto. Peca por não oferecer um mais do que necessário sensor de obstáculos traseiro.
Projeto acertadíssimo, é equilibrado e agradável cotidianamente. Tem, também, a exclusividade de um design inusitado e a valentia necessária para carros feitos para esses fins. Os engates da tração 4X4 são feitos numa alavanquinha do lado esquerdo da principal, à moda antiga, transmitindo confiança e dando charme ao ato de encarar desafios. Nada de botõezinhos com ´cara de que um dia falharão na hora h´. Nissan Frontier é carro maiúsculo. (Fábio Amorim) Fotos: José Ronaldo / Agradecimento: Ao Top Clean Lava-Jato pela lavagem geral do carro devolvido após a avaliação)

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